segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Qui est François Pignon?

A paisagem audiovisual francesa (PAF em francês, o que designa o conjunto das produções audiovisuais na França!) esta invadida por uma personagem estranha, sem jeito, insignificante a primeira vista, atrapalhada, frequentemente chamada de idiota ou de con, que porém demonstra a cada filme que idiota nem sempre é aquele que se pensa.

Você conhece François Pignon? Este homem é muito ordinário, até demais, mas atenção ele pode se tornar extraordinário... do jeito dele!

François Pignon esta geralmente no centro de intrigue que ele ignora completamente a  própria existência, ele é muitas vezes usado como instrumento, como um boneco manipulado, porém no final de cada historia François comprova do seu jeito que o idiota nem sempre é aquele que se pensa. François Pignon é a vingança suave dos idiotas.


Sendo encarnado por atores diferentes (Pierre Richard, Gad Elmaleh, Patrick Timsit, Daniel auteuil,...) François Pignon cujo primeiro nome foi François Perrin, é uma personagem aparecendo em 1971 que foi  criada por Francis Weber, diretor de cinema Francês.

Alguns filmes com François Pignon se tornaram filmes cultos, veja abaixo alguns trailers:

-Le dîner de con:
Cada quarta-feira alguns homens da alta sociedade de Paris organizam um jantar onde cada um convida um idiota, quem traga o melhor ganha. Pouco ético, esse jantar representa a maior diversão desses homens que nada mais divirta. François Pignon naturalmente é convidado, mas tudo o que acontece não fora nada planejado...


 
-Le placard:
François Pignon, o contador de um fábrica de camisinha e um homen insignifiante, descobre por acaso que ele sera demitido o mês próximo. Afim de não perder seu emprego, seu vizinho monte uma esquema para lhe manter na empresa. Alguns dias depois a empresa recebe de forma anônima fotos envolvendo o contador, que ninguém reparava antes, num boate Gay. A fofoca se espalha até a direção que prefere não mais o demitir por medo da reação da opinião publica. Assim François Pignon se torna a mascote Gay da fábrica de camisinha e sua vida muda radicalmente, se tornando muito mais animada.



-La doublure:
Um poderoso empresário esta flagrado por paparazzi em companhia da amante. Afim de cobrir o caso e manter um casamento de fachada cujo divorcio sairia caro, o inocente François Pignon (Gad elmaleh) que passava ao lado do casal na hora da foto esta usado como namorado de fachada da amante. O plano bem montado vai desmoronar com a inocência de Pignon!




-Le grand blond avec une chaussure noire:
Guerra de poder na maior nível dos serviços secretos francês. Para confundir seus inimigos, um chefe transforma o Pignon, homem sem jeito, atrapalhado e pouco feito para a ação, em um agente duplo. Pelo menos aos olhos dos seus inimigos. O disfarce é tão absurdo que termina funcionando!



Nenhum comentário:

Postar um comentário