DICAS PARA VIAGEM


Voyage, voyage,...

Viajar é tão gostoso, né? Todavia, quanto mais longa e distante é a viagem, melhor tem que ser a preparação!

Saber onde ir, aonde ficar, como se deslocar, aonde comer, o que comer, o que visitar.... as perguntas são numerosas, as possibilidades quase infinitas.

Vamos focar na França.

em primeiro lugar, temos que saber se deslocar, a maioria de nos chegara de avião em Paris, beleza! é dai?

São dois aeroportos em Paris, Orly e Roissy Charles de Gaulle:
-O Aeroporto de Orly fica a 14 quilómetros ao sul de Paris e tem dois terminais (Oeste e Sul) ligados por um autocarro vaivém.
-O Roissy Charles de Gaulle fica a 25 quilometros ao norte de Paris, possui três terminais (1,2 e 3) interligados com um metrô interno (CDG Val) e tem uma estação de trem de alta velocidade (gare TGV Charles de Gaulles Terminal 2) permitindo ligar cidades Francesa mais afastadas assim como a Paris e sua periferia pegando o RER.

 De qualquer aeroporto existe onibus circular da Air France, opção recomendada pelas agencias de viajens afim de não se perder, mas custa no minimo 15 euros, bem mais caro que o transporte coletivo. O mochileiro bem aventurado escolhara então o RER/metrô.

O que é o RER?
A sigla significando Réseau Express Régional (rede regional expressa) é o nome do transporte periférico em Paris, mistura entre trem e metro. Existe equivalentes em Province  (regiões outras que Paris) chamado TER (Train express régionaux).
Em Paris aonde não tiver o metro, vai de RER!

De Orly até Paris: RER linha B ou linha C, completar com ónibus segundo o destino
De Roissy Charles de Gaulle: RER B direcção "Robinson" ou "St-Rémy-les-Chevreuse"

O mapa da rede coletiva de transporte esta disponivel aqui
O mapa individual de cada meio de transporte de Paris aqui.

Existe também o Transilien, rede de trem subúrbios. Mas se não tiver nenhum amigo morando la, duvido que você usara! 

PARIS


Estamos agora em Paris. E agora? Primeiro se não pensou em reservar seu hotel antes de viajar, vai provavelmente andar bastante antes de encontrar algo que combine comodidade e preço.

Para ter uma noção de preço; menos de 60 euros a diaria, não espera nada demais. O super basico num lugar pouco cómodo ou ruim. Pode encontrar um site bem-feito que oferece comparações de hoteis em Paris .

Os hotéis do tipo Accord, Ibis, Campagnile tem garantia de serviço e qualidade sendo franquia mundialmente divulgadas. Pessoalmente não recomendo os hotéis perto dos aeroportos, são caros, afastados de Paris, e quase inacessiveis se não for de carro ou táxi. Ainda mais porque o atendimento é geralmente péssimo e frio, ou seja,  impessoal, de repente o cliente esta em transito e tem poucas probabilidades de voltar então por que lhe tratar bem!!?!! A usar em caso de emergência, mesmo se for pegar um voo cedão, tipo check-in 4h30 da manhã, aconselho dormir no aeroporto. Primeiro é seguro, quentinho e muitas pessoas fazem isso; segundo, pagar uma diária cara sendo mal atendida e ainda pagar um táxi, isso tudo sem dormir direito!? vale a pena? você quem sabe, pois não acho!


De forma sintetica Paris é redondo tendo como centro a île de la cité (aonde tem Notre-Dame de Paris) no rio Sena. O rio sena corte Paris quase no meio.
De repente, mais aproxima-se do centro, mais caro fica...
Uma boa opção em termos de custo-beneficio é escolher um lugar quase periférico mas perto de um ponto de cruzamento de metro.

A maioria do pontos turísticos são no centro, mas prevalece um que esta afastado, e de repente um dos mais típicos do Paris artístico, do Paris romântico, do Paris bohême, do Paris como imagina...Você já adivinhou: La butte Montmartre

Por isso uma boa opção de encontrar um hotel perto da Porte de clignancourt, quase na saida norte de Paris, com todas as facilidades de transporte, e muito perto de Montmartre, 15 minutos andando!
Subir a butte Montmartre até chegar no Sacré-Coeur, um dos ponto de vista mais lindo da cidade!

Le Sacré-coeur, Montmartre, Paris.

Artistas pintando seu retrato, obras de arte, lojas de lembranças, mirante do Sacré-coeur, Montmartre encanta. Não esquece de pegar o bondinho chamado de funiculaire de Montmartre de frente o Sacre-coeur.


Fora da Tour Eiffel, do Arc de Triomphe, dos Champs-elysées, de Notre-Dame de Paris, do Louvre, eu aconselho, os Jardins du luxembourg, o Jardin des Tuileries e a praça da Concorde (de frente ao Louvre), o praça dos Invalides, o Trocadéro, passear de barco no rio Sena.

Aonde comer?

Comer na França, para muitos é um sonho! Mas também a bolsa pode ficar leve demais para sonhar...

Não vou falar das franquias mundialmente conhecidas (WC Donalds, busway, bizza hut, ...) que são uma alternativa para quem esta com medo de comer coisas "exoticas", quero dizer fora de seus costumes...

As vezes pensamos que um sanduíche sempre fica barato, então sem pensar vamos em busca do baratissimo; existe varias opções de lanches na França: sanduíche clássico, croque-monsieur (tipo de misto-quente), Kebab (comida arabe que se vende geralmente em barracas)... Agora o preço médio de um sanduíche ou qualquer lanche gira em cerca de 4 à 5 euros sem bebida, apesar de existir "formulas" com bebida e sobremesa. Na pratica, conta com sua fome para abrir sua carteira e a conta sai em geral em torno de 7-8 euros cada (pense que là vai encontrar doce, especialidade de padaria francesa,...) sem problema. Isso sem contar que vai comer rápido na rua, ou no melhor dos casos num cantinho da lanchonete.

Então preste atenção da diferença entre Restaurant e Brasserie.

Os restaurantes na França abrem a 12h e feche em torno de 15h para abrir de novo as 18h30-19h, e os cardápios são mais variados. Mas o restaurante é um lugar de comer, só de comer, pode beber é claro, mas não pode só beber (por causa da lei, mas alguns, é claro, ignoram este fato!).

 Sim, é a "Brasserie"?
Uma "Brasserie" é um lugar de beber e comer a qualquer hora, fica aberto o dia inteiro, o cardápio é menor, mas geralmente fica mais barato, e quase sempre tem uma formula de almoço (à partir de 8 euros, com entrada e PF ou PF sobremesa e as vezes uma bebida) e de jantar (à partir de 15 euros com entrada, PF e sobremesa). Geralmente existe outras formulas também.

Então, aconselho dar uma olhadinha nas "Brasseries" antes de tudo, porque pelo preço de um sanduíche e seus acompanhamentos você pode tranquilamente comer sentado, sendo servido pelo garçom, demorando a vontade, discutindo do modo Francês. Ainda melhor em um dia de chuva, né?

Um detalhe importante: inumeras vezes ouvi historias de brasileiros "mandados" a sair do lugar ao entrar em um lugar de comer, voltando no Brasil contando o quanto os franceses são arrogantes e mal educados. É mesmo? Pois em brasserie existe um espaço  para comer e um outro para beber, e deve respeitar isso senão o garçom vai pedir mudar de lugar, e como nem todo mundo entende disso...

Como saber onde sentar?
Primeiro tem que identificar onde entrou: restaurante ou brasserie! De qualuer forma, o correto é de se apresentar ao garçom, o qual vai procurar saber se é para comer ou para beber (caso da brasserie) e para quantas pessoas.

Que seja no restaurante ou na "brasserie", ainda é um direito do consumidor obter refeição com pão e agua da torneira de graça. Então, não tem que pagar, pode comer não sera contado. Bom, sei é agua da torneira, blablablabla, pois para quem morre de sede é melhor que nada!

Nota: Para os fanaticos por feijão, na hora de pedir "haricots verts", literalmente feijão verde, pense duas vezes, pois vai chegar um prato de vagem de feijão, e sei que nada disso você espera, né? Mas prova, tem nada haver mas é bom!

Na hora da conta, o serviço é imbutido, não tem 10% opcional. Pois se o atendimento foi bom é de bom uso de deixar algumas moedinhas, mesmo que fosse 0,50 euros.

FORA DE PARIS

Paris, Paris, chega! Existe muitas coisas para ver fora de Paris. Primeiro não fala de interior, chama-se de "province", denominação favorita dos Parisienses. Se não for Paris, tudo é "province".

Como chegar la? Depemde de onde vem, rsrsrs. Vamos considerar que a maioria vem de avião para Paris. Então convido vocês a ir la em cima para se lembrar dos acessos.

Um bom meio para traversar a França é o TGV, é rapido é vale a pena sobretudo se reservou de antemão, o mais cedo reservou o mais barto fica (quer dizer o menos caro).

Do aeroporto de Roissy-Charles de Gaulle é tranquil pois ja tem uma estação de TGV dentro.

Do aeroporto de Orly já é um pouco mais complicado, pois precisa ir até Paris e que lá  existe 4 estações de TGV diferentes segundo o destino:
  • Gare du Nord para ir no Norte (Lille, Belgica, Inglaterra, Holanda,...)
  • Gare de l'Est para ir no Este (Strabourg, Nancy, Alemanha,...)
  • Gare de Lyon para ir no Sul-este (Lyon, Marseille, Cannes, Nice, Suiça, Italia,...)
  • Gare de Montpanarsse para ir no Sul-oeste ou no Oeste (Brest, Nantes, Bordeaux, Biarritz, Espanha,...)
Recommendo verificar a estação de partida da linha!!!