terça-feira, 19 de novembro de 2013

Do you speak french?

Quem nunca ouviu dizer que os franceses nao falam inglês? Já pode ser considerado uma caraterística cultural da França.

Quantas vezes ouvi reclamações sobre "o quanto os franceses são" arrogantes, fechados, ou mal educados... O quanto não sabem receber touristas enquanto Paris é a cidade mais visitada do mundo. French paradox...

Pois é um fato: se for para Franca falando francês, mesmo que for pouco mas que pelo menos houvesse tentativa, será acolhido bem melhor. Mas se chegar falando inglês, a língua internacional, não vai dar muito certo.

Que diabo é isso?

Nisso há duas explicações:

1- após séculos de guerra contra a Inglaterra, hoje ocorre um período de respeito mutual chamado de "entente cordiale", as duas culturas francesa e britânica satirizam-se mas respeitam-se. Porém existe na França, um leve sentimento anti-americano baseado na tentativa norte americana de fazer da França um protectora avassalando assim a França através de governo americano, isso logo após a segunda guerra mondial porque os Yankees tinham libertado a França. Tentativa barrada pelo Général De Gaulle lutando desde os primeiros dias à libertação da França, o qual tornou-se presidente da república francesa. Esse sentimento permaneceu nas décadas seguintes a medida que a invasão cultural norte americana se instalava, filmes, música, modo de viver e de consumir,... aniquilando culturas através do mundo e horrorizando a cultura francesa dessa época. Então criou-se um pouco de ressalta a respeito dos americanos, dizendo "ils sont fous ces américains!". Os britânicos e demais americanos tem uma teoria bastante realista a respeito disso; segundo eles os franceses são assim visto tão arrogantes e pedantes pela magoa de ter perdido o império colonial e sua posição international, que competia direitamente com o império britânico. Ressaltando que o francês foi a língua diplomática de referência da idade media até o início do século 20, perdendo aos poucos sobre o imperialismo americano e enfin o domínio da língua inglesa na informâtica. Considerando isso tudo existe uma outra razão bem menos conhecida e pensando bem talvez mais concreta para explicar essa recusa de falar inglês...

2- o francês é uma língua relativamente monotôna, acousticamente falando! Nao tem acento tônico, nem aceleração, nem desaceleração. Se analizarmos a faixa de frequência do francês, essa encontra-se bem restrita. Qualquer um com base de francês já experimentou dificuldades em diferenciar o som do "e" do som do "u", que soam parecidos aos ouvidos brasileiros mas que são muito diferente para um frances. Isso demostra o que? Simplesmente que o francês trabalha acousticamente falando em um faixa restrita de frequência, um leque menor de sons se quiser. Como consequência, os francês são peritos em distinguir sons bem proximos dentro dessa faixa sonora (caso do "e" e do "u"), mas em compensação esse fenómeno deixa os franceses quase surdo para outras línguas. Como reproduzir um som que nem entenda ou nem diferencia?
Outro fenómeno, o francês é gutural (pense no "r") ou de bico (o "u"), quer dizer os lábios muito projetados para a frente; enquanto o ingles deixa a língua colada aos dentes. Isso atrapalha a pronúncia dos sons que já tem dificuldades em distinguir.

Resultado: um horror! O pesadelo dos franceses, falar outra língua e sobretudo o inglês! Os franceses sabem e tem plena consciênca que eles falam muito mal e estão constrangidos a fazer isso. Então, quanto mais você os obriga a falar ingles, quanto mais constrangido eles ficaram, quando mais se fecharão e parecerão arrogantes e pedantes.
Essa arrogância que nunca vai lhes permitir admitir esso mesmo fato. Então, por favor, entenda pelo menos o motivo...

Ao abordar um grupo de franceses falando inglês, provavelmente todos vão se olhar sem saber imediatamente o que fazer, até que um deles mais corajoso ou confiante resolverá saltar a língua de Shakespeare, mas saiba que será um experiência um pouco tensa para eles. (tirando a chance de encontrar um frances que morrou em outro pais, é claro!)

Dai vale a pena aprender um pouco de Francês para sua próxima viagem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário