CINEMA FRANCES

Amadores do "septième art", sejam bem vindo nessa coluna dedicada ao cinema Francês. Concorrido pelas invasivas produções de Hollywood, o cinema Francês fica discreto, subtil, mas nem por isso fica de menor importância, pelo contrario.

Não pretendo fazer uma seleção exaustiva, mas somente fazer a divulgação de alguns filmes pouco conhecidos no Brasil. Para facilitar sua descoberta, sempre encontrara o trailer do filme e um link para assistir o filme integral legendado, dublado ou em versão original.

Titulo original: "Bienvenue chez les Ch'tis"
Titulo no Brasil: "A Riviera não é aqui"

 Sinopse: Afim de agradar sua esposa depressiva, Philippe (Kad Merad), funcionário do correio Francês, pede mudança numa cidade do litoral sul da França aonde é confortável viver. Depois de ter seu pedido adiantado deixando prioridade a um cadeirante, Philippe finge de ser deficiente físico afim de entrar em prioridade na lista. Empolgado do sucesso de seu jeitinho, ele acabe demonstrando seu jeito atrapalhador e levante de sua cadeira de roda. Seu pedido de mudança de repente é recusado de novo, é como punição ele esta obrigado a aceitar uma mudança no norte da França, chamado o pais dos "Ch'tis", reputado particularmente frio, atrasado e aonde o povo fala um Francês ininteligível (Na França, o DVD comporta a opção de legenda em Francês!). Enfrentando os clichés e os preconceitos com muita alegria e humor, o filme bateu todos os recordes de entrada na primeira semana no cartaz de um filme Francês. Nem preciso dizer que adorei o filme, e que de repente ele ficou primeira da lista porque também trata da minha região natal. Um filme de Dany Boon.







Titulo original: "Coluche, l'histoire d'un mec"

Sinopse: conta a historia de Coluche (Michel Colucci), humorista polémico dos anos 80. Após encontrar sucesso com suas intervenções teatrais, radiofónica, e televisiva, Coluche inicia uma brincadeira apresentando-se nas eleições presidenciais francesas. Aonde ninguém esperava resultado, Coluche chegou segundo na lista de pesquisa de intenções de votos, um recorde para quem nem tinha programa politica. Sofrendo ameaças de morte, pressões politicas, e depois da assassino de um amigo dele, ele decide abandonar. apesar de tudo, a frustração politica que lhe queimava, ou melhor a vontade de justiça social que lhe animava, lhe permitiu criar sua obra prima, até hoje presente na França: "Les restos du coeur". Merci Michel!



Titulo original: "La soupe aux choux" (1981)
Pergunte para qualquer Francês se ele conhece "la soupe aux choux" e tem a garantia de ver um sorriso se desenhar no rosto dele, não se surpreende se ele começa a fazer sons esquisito com a boca e um gesto da mão. Filme incontornável do cinema Francês, mas porque? Sábio quem saberá dizer, pois o filme é simplesmente "diferente". Pessoalmente confesso que foi meu filme de referencia quando era criança e que até usei a K7 de tanto assistir. O tal sucesso não é devido ao maravilhoso cenário da historia, mas mais como a talento dos atores como o genial Louis de Funés, Jean Carmay e Jacques Villeret. Ouvi dizer que este filme é uma referencia do filme Francês em Portugal.

sinopse: O "Glaude" e o "Bombé", dois velhos camponeses amadores de pinga, moram tranquilamente em margem do mundo moderno. Uma noite, um alienígena chega com seu disco voador no quintal do Glaude. O encontro é seguido de uma degustação da famosa sopa de couve-flore do Glaude et de um "ch'ti canon" (um copo de pinga). Uma amizade intergaláctica nasce e o alienígena chamado "la denrée" (a mercadoria) e o velho, o qual tem dificuldade com a chegada da valores atuais da sociedade...


O trailer:

uma montagem especial lüüül lüüüülüüül!!!




Titulo original: "Rien à déclarer" 
Tiulo no Brasil: "  Nada a declarar"

Gostaram de " A riviera não é aqui"? Então não perca o segundo filme de Dany Boon. Um universo diferente mas o mesmo humor.

Sinopse:  O dia Primeiro do ano 1993. Dois funcionários da alfândega, um Belgo e um Francês são avisados da supressão do posto fronteiro que parte uma cidade pelo meio. Francofobico de tradição familiar, Ruben da alfândega belga tem a obrigação de inaugurar a primeira viatura de cooperação Franco-belga. Seu homologo Francês, Mathias (Dany Boon) esta secretamente apaixonado pela irmão de Ruben...



Titulo original: "Un crime au paradis" 2001

Sinopse: Jojo não aguente mais sua mulher alcoólatra, mal e literalmente horrível. Depois de descobrir uma reportagem sobre um brilhante advogado, ele decide lhe encontrar confessando o assassino de sua esposa que portanto ainda não cometeu. Assim, de uma forma subtil, ele junta informações sobre a melhor maneira de agir afim de ser absorvido. De volta para casa, Jojo vai seguir o passo a passo do advogado. Com Jacques Villeret no papel de Jojo, o filme trata o homicídio de uma forma bem diferente.


Titulo original: "Delicatessen"

Pense em um filme diferente, uma comédia obscura, aonde o fantástico encontra a realidade, a prolongação de uma realidade. Tipo de filme francês alternativo.

Sinopse: O filme conte a estoria de uma pequena comunidade de vizinhos em uma época parecida como a segunda guerra mundial debaixo de um ambiente de terrorismo ou de guerra. A turma é dirigida de fato pelo açougueiro local, homem duro e colérico. A chegada de um novo morador no prédio vem perturbar as costumes da comunidade. O tom do filme é engraçado e original mesmo se trata de um assunto bem mais obscuro... por assim dizer: "une comédie noire"! Então cuidado almas sensíveis, melhor evitar.