terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Origens do povo Francês

Como nasce uma nação, um povo, uma cultura?

Dessa pergunta achei interessante desenvolver as origens do povo Francês. Conhecemos os Gaulês e apesar de ser considerados como sendo "nos ancêtres les Gaulois" como dissemos na França, os Gaulês não deram a origem a nação Francesa!
Pois teve que esperar, no século 3, a chegada de povos itinerantes germânicos (cuja origem exata ainda é sujeito a debate) para começar a edificação do povo Francês. A fim de sobreviver, esses povos chegaram a criar uma primeira liga conhecida como a liga de todos os homens ("Alle man" em língua Germânica, que daria seu nome a Alemanha!) e em seguinte uma segunda liga: a liga Franca.

Assim sendo os Francês, Belgos, Alemães, e Holandês são povos primos!

Segundo os idiomas locais da época, o nome do povo Franco (Frank, Francus, vrak, fraec..) significa livre, corajoso, ou valente.
Brigando tanto contra o império romano tanto contra povos locais, os Francos conseguiram ao longo dos seculos a se manter até a se tornar um reino solido sob o impulso de Clovis que unificou todos os reinos Francos espalhados. Clovis simplesmente matou os outros e ninguém reclamou, assim sendo Clovis se tornou Clovis I , Rei dos Francos em 496 e abriu o caminho da dinastia dos Mérovingiens.

Essa dinastia herdeira de Clovis acabou em 751 com a chegada no poder de Pépin le Bref, e mais tarde de seu filho Charlemagne considerado como criador da escola na França! Essa dinastia é chamada de Carolingiens.

Em 987, chegou a terceira dinastia chamada de Capétiens, homenageando o primeiro rei do dinastia Hugues Capet. Essa dinastia permanecera no poder sem interrupção até a revolução Francesa em 1789, e voltou apos o império de Napoléon até 1848.

Enfim, isso foi só um pouco de historia. Agora, se os Franceses vem dos Francos, talvez é por isso que eles são tão sinceros...? Pois foi para falar da sinceridade dos Franceses que procurei tudo isso!
Pois é, culturalmente os Franceses preferem geralmente chocar a falar a verdade que se esconder atras de falsas desculpas afim de amenizar o peso da verdade.

Quer em exemplo tirado da minha própria experiencia? Um dia em que estava com minha esposa procurando comprar uma roupa para um casamento, entremos numa loja, experimentei, mas nem eu nem ela gostamos de nada na loja. Na hora de sair da loja, minha esposa disse ao vendedor a falsa desculpa sempre usada no Brasil: "Obrigado! Vamos dar uma voltinha e qualquer coisa nos voltamos!" Sem pensar e em virtude da minha sinceridade Franco-francesa, eu literalmente gritei: "Mentira!" na cara do vendedor e na frente da minha esposa decomposta...Efeito garantido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário