quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um pouco de patriotismo...

Como se chama o hino nacional francês? esqueceu? La Marseillaise, ou a Marselhesa, foi escrita pelo C.J. Rouget de Lisle (oficial do exercito Francês) em 1792 sobre o pedido do Prefeito de Strasbourg logo após da declaração de guerra contra a Áustria. Assim, o objectivo da composição era de animar as tropas indo para a guerra, em defesa da fronteira francesa do rio Reno (Le Rhin). Porém, Strasbourg fica a 600  quilómetros de Marseille, distancia bastante grande pela época. Então porque esta conhecida como a Marselhesa, já que Rouget de Lisle nasceu perto de Strasbourg?
A musica encontrou sucesso no equivalente do Youtube da época, sendo cantores viajantes e comerciantes. Assim chegou a Marselha e foi adoptado pelos soldados chamados a se mobilizar em Paris, os quais cantaram durante o percurso inteiro (disse a lenda...); assim chegando em Paris foi conhecida como Marselhesa, a qual é considerada o maior canto revolucionário Francês.

Espera ai! A revolução Francesa aconteceu em 1789; como pode ser um canto revolucionário se foi composto depois da revolução? Que informação furada é essa? Não gente, foi assim mesmo! Deixa explicar: Em 1792, o imperador da Áustria era o aliado da nobreza Francesa e juntos tentavam reestabelecer a monarquia e detonar a republica, então o exercito da Republica da época lutava contra a volta de uma sistema de opressão e de injustiça social, então torno a ser considerado exercito da revolução, mesmo que a revolução já tinha acontecido...Hoje ainda e em varias parte do mundo, a Marselhesa representa um hino revolucionário e de luta contra qualquer tirania. Allons enfants de la patrie... 

Um comentário: