sábado, 25 de fevereiro de 2012

Le carnaval de Dunkerque

Brasil, o pais do Carnaval... Sem querer contradizer o querido Jorge Amado e ferir o coração de muitos brasileiros, mas com vontade de restabelecer a verdade, tenho que dizer que se o Brasil é o pais do carnaval por sua grandeza e sua participação popular, ele não é a origem do carnaval.
Foliões no carnaval de Dunkerque
Pois o carnaval é o resgate pela igreja católica de uma festa pagã que comemorava o ciclo do ano na Europa no inicio da idade media. No pensamento que para se renovar o mundo tem que cair nas trevas, como para a primavera ressurgir tem que passar pelo inverno frio, escuro e tenebroso, como a passagem do ciclo da morte para a vida com o renascimento das flores e arvores e a chegada do período de reprodução dos animais. Assim o carnaval fazia um rei do burro local, a ordem era revertida e tudo ou quase era permitido. O ano começava então em março como simbolo de vida.

Mas o que isso tem a ver com a França? já que se procurar vai encontrar carnaval no mundo inteiro.

Se Rio de Janeiro é conhecido no mundo inteiro como um dos maior carnavais do mundo, seu equivalente francês só pode ser o carnaval de Dunkerque, conhecido na França inteira como um dos melhores carnavais, aproveitando mesmo de uma certa fama europeia .

Dunkerque, Rio de Janeiro, mesma coisa?

Mais ou menos... O sol da cidade maravilhosa tem seu equivalente em chuva na cidade do litoral Ch'ti, no tal ponto que o guarda-chuva faz parte da fantasia dos foliões... A cerveja também não falta pois la é um pais de mestres cervejeiros. Até batuque e apito de samba pode encontrar. Apesar do céu cinza e da chuva o carnaval de Dunkerque é muito procurado e muito animado como comprove os vídeos seguintes. Quem sabe se um dia você não vai viajar durante o carnaval para participar o carnaval de Dunkerque...?