quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Um pouco de patriotismo...

Como se chama o hino nacional francês? esqueceu? La Marseillaise, ou a Marselhesa, foi escrita pelo C.J. Rouget de Lisle (oficial do exercito Francês) em 1792 sobre o pedido do Prefeito de Strasbourg logo após da declaração de guerra contra a Áustria. Assim, o objectivo da composição era de animar as tropas indo para a guerra, em defesa da fronteira francesa do rio Reno (Le Rhin). Porém, Strasbourg fica a 600  quilómetros de Marseille, distancia bastante grande pela época. Então porque esta conhecida como a Marselhesa, já que Rouget de Lisle nasceu perto de Strasbourg?
A musica encontrou sucesso no equivalente do Youtube da época, sendo cantores viajantes e comerciantes. Assim chegou a Marselha e foi adoptado pelos soldados chamados a se mobilizar em Paris, os quais cantaram durante o percurso inteiro (disse a lenda...); assim chegando em Paris foi conhecida como Marselhesa, a qual é considerada o maior canto revolucionário Francês.

Espera ai! A revolução Francesa aconteceu em 1789; como pode ser um canto revolucionário se foi composto depois da revolução? Que informação furada é essa? Não gente, foi assim mesmo! Deixa explicar: Em 1792, o imperador da Áustria era o aliado da nobreza Francesa e juntos tentavam reestabelecer a monarquia e detonar a republica, então o exercito da Republica da época lutava contra a volta de uma sistema de opressão e de injustiça social, então torno a ser considerado exercito da revolução, mesmo que a revolução já tinha acontecido...Hoje ainda e em varias parte do mundo, a Marselhesa representa um hino revolucionário e de luta contra qualquer tirania. Allons enfants de la patrie... 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Um pouco de nostalgia no ar

Amigos, diz que a televisão é o espelho da civilização mas também pode ser uma maquina de viagem no tempo!
Vamos voltar nos anos 80! Este vídeo contém antigas propagandas, a intervenção de uma "speakerine" cujo trabalho era de apresentar os programas e no final o programa "rapido" que tratava de assuntos sociais e musicais destinados a juventude. O nome "rapido" vem da vontade de tratar de muitos assuntos em pouco tempo,  pois a narração é rápida pois clara (confiada a Antoine De Caunes). Então amigos meus que compreendem minha lingua maternal, o "rapido" apresenta um desafio de compreensão. Tente!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Reclamador!!!

Quer saber de uma característica cultural francesa? Os Franceses reclamam!!! São eternos insatisfeitos, quem já passou alguns meses na França já sabe! Existe um pais aonde tem mais greve que a França? Não sei, mas duvido! Aeroportos em greve, fazendeiros bloqueando estradas, caminhoneiros bloqueando estradas, desfile dos sindicatos, greve do transporte, manifestação contra o racismo, o desemprego, o governo, a modificação da idade da aposentadoria... Greve são frequentes, greve é um direito que os Franceses sabem usar e usam as vezes até demais...Mas mesmo se as vezes atrapalha sua vida, estou orgulhoso dessa característica cultural! Pois é, sem esse espírito reclamador a França seria mesmo um modelo de justiça social, de igualdade, seria mesmo o pais dos direitos humanos?
Mas de onde vem essa característica? como começou?
E difícil dizer de onde vem, mas é possível mostrar quando ocorreu...
  • Poderíamos listar alguns eventos históricos começando pelo massacre de la Saint-Barthelemy , o dia 24 de Agosto de 1572, que apesar de ter um motivo religioso, foi a expressão do descontentamento do povo Francês. 
  • No ano 1789, a revolução Francesa acabou com a monarquia, estabeleceu o que se tornaria a carta dos direitos humanos e instaurou a democracia (até Napoleão chegar!). A tentativa de voltar ao poder do ex-rei Luis XVI foi considerado como uma traição pelo povo e resultou a decapitação real, prova que não se deve brincar com isso com os franceses, e deixa bem claro que o poder pertence ao povo. Quantos povos no mundo já fizeram tal coisa?
  • O termo sabotagem tem como provável origem a palavra francesa "sabot" que significa tamanco e que eram jogados nas maquinas industriais pelos operários Francês quando pediram melhoras nas condições de trabalho, obrigando assim a planta à parar e entrar em negociação. 
  • O front populaire, movimento politico de esquerda nos anos 1930, conseguiu,  após muitas reivindicações, obter semanas de ferias pagas e limitar a quantidade de horas de trabalho semanal pelos trabalhadores. 
  • 22 de Junho 1940, a França assina o armistício e deixa de ser um pais livre; A França toda? não, numerosos homens e mulheres responderam o chamado do General De Gaulle e entraram na Resistência, lutaram contra os fascistas e a opressão, até a libertação.  
  • Maio de 1968, uma revolução cultural explode no meio estudantil acabando com um constrangimento social, permitindo uma libertação sócio-cultural.
Os Franceses reclamam, isso é um fato. Mas também agem pelos seus direitos e é isso que me deixa muito orgulhoso... o fato de não desistir encarando os problemas e lutar. Como diz o proverbio Francês: "Impossible n'est pas français!"